Ele serve principalmente para suportar o avião em qualquer que seja a superfície, terra, água ou ambos.
Temos também aviões com trem de pouso convencional que tem o trem principal e uma bequilha na cauda e temos trem de pouso triciclo que tem o trem de pouso principal e uma roda na parte dianteira. Para diminuir o arrasto alguns aviões podem recolher os trens de pouso completamente ou retrair eles quase que completamente.
Trem de pouso fixo
Esse tipo de trem de pouso é o mais simples encontrado em aeronaves, como o próprio nome diz eles são fixos e não são recolhidos.
Embraer Ipanema (Trem de pouso fixo e convencional)
Cessna 152 (Trem de pouso fixo e triciclo)
Trem de pouso Retrátil
Esse tipo de trem de pouso é recolhido parcialmente e ainda é visivel mesmo após recolhido.
Boeing 737-700 (Trem de pouso retrátil e triciclo)
Trem de pouso Escamoteável
Esses sãos os trens de pouso que após recolhidos não ficam visíveis e ajudam bastante na aerodinâmica do avião.
Temos também hidroaviões que podem pousar apenas na aguá e aviões anfíbios que podem pousar tanto na água quanto na terra.
Hidroavião
Cessna 185 anfíbio
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